terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

ANÚNCIO COM "DANÇA DE SOBRANCELHAS" VIRA SUCESSO NO YOUTUBE

Um anúncio da fabricante de chocolates britânica Cadbury's se tornou um dos mais novos sucessos do mundo da publicidade graças à internet.

Três semanas após seu lançamento na televisão britânica, na final do programa Celebrity Big Brother, o filme de um minuto foi visto mais de 4 milhões de vezes no YouTube e em sites semelhantes, segundo a empresa.

Celebridades como o rapper e produtor americano Kanye West e o ator britânico Stephern Fry colocaram links para o vídeo em seus próprios blogs.

No anúncio, duas crianças fazem uma "dança de sobrancelhas" ao som da música Don't Stop the Rock, do Freestyle.

'Ti-ti-ti'

Por causa do sucesso do filme, a Cadbury's lançou uma competição de "dança de sobrancelhas" entre os usuários de seu site.

A empresa também fechou um acordo com a operadora de telefonia celular britânica Orange para permitir o download da trilha sonora como toque para os telefones - a música foi baixada 125 mil vezes nos primeiros 11 dias de exibição do comercial. O anúncio ainda gerou várias paródias que também viraram sucessos no YouTube.

Para Lee Rolston, diretor de marketing da Cadbury's, a televisão e a internet estão se fundindo mais a cada dia.

"Estreamos nossas campanhas durante os programas de televisão mais assistidos, e imediatamente depois online", afirmou Rolston ao jornal britânico The Guardian. "As pessoas gostam de interagir com os filmes e fazer suas próprias versões. Nós deixamos rolar e ficamos de olho no que as pessoas pensam."

Com um orçamento de 3,7 milhões de libras (quase R$ 12 milhões), a campanha Sobrancelhas foi criada pela agência de publicidade Fallon.

Segundo o publicitário Chris Hassell, da agência Ralph, especializada em anúncios para a internet, algumas campanhas funcionam por terem sido lançadas inicialmente em sites como o YouTube.

"O briefing que damos aos nossos publicitários continua sendo o mesmo: o de criar anúncios que façam as pessoas falarem deles", disse Hassell ao Guardian. "A idéia é gerar um ti-ti-ti entre blogueiros, apresentar os vídeos para eles primeiro. Se o comercial for realmente bom, não é preciso nem a televisão."

Também foi da Cadbury's um anúncio que provocou um fenômeno semelhante na internet recentemente, que mostrava um gorila tocando bateria para acompanhar a música In the Air Tonight, de Phil Collins. O filme acabou ganhando o prêmio principal do Festival de Publicidade de Cannes.


Nenhum comentário: