quarta-feira, 29 de abril de 2009

O QUE É A CONSCIÊNCIA?

"O que é a consciência? É simplesmente negar as suas próprias causas, não as dos outros. Se existe algo chamado consciência seria isso. Vocês disseram: "Muito bem. Eu vou ser um bom rapaz, vou ser um bom rapaz e não vou fazer mais isso. Não vou fazer mais isso. Não vou fazer mais isso. Vou ser um bom rapaz. Não vou, não vou, não vou; vou ser um bom rapaz." Sabem, ser sob nenhuma coação, sem nada parecido com isso!

Chega quarta-feira, vocês estão indo da escola para casa e tudo parece ótimo, particularmente aquelas maçãs. Então vocês pulam a cerca, sobem na macieira, pegam uma boa quantidade de maçãs e as guardam dentro da camisa, e voltam ao seu caminho para casa e começam a andar, e então, por uma razão ou outra sentem-se culpados. Ora, vocês sabem que ninguém vai chegar e os prender, não por roubar umas maçãs, e tentam entender isso. "O que está acontecendo? Será porque tenho medo que alguém me pegue ou algo assim?" E vocês consultam tudo menos os seus próprios postulados, consultam todo o resto. E então por fim vocês têm idéias estranhas de que "Tenho medo da polícia. Tenho medo que o meu pai e a minha mãe me castiguem. Tenho medo que toda a sociedade me abandone e me deixe morrer nestas áridas planícies do Bronx"; tudo menos o fato de que: "Na terça-feira passada eu disse que ia ser um bom rapaz e agora não estou sendo um bom rapaz."

Vocês são os seus próprios juízes e, acreditem em mim, muito freqüentemente são os seus próprios carrascos. Fascinante, não é?

L. Ron Hubbard

Nenhum comentário: