domingo, 20 de novembro de 2011

OVOS OU BACON? COMO SE DEDICAR AO TRABALHO SEM SE MATAR

Qual é o significado do trabalho na sua vida? Você já fez essa pergunta para si mesmo? Atualmente o trabalho tem trazido conflitos imensos para todos nós, enquanto uns sonham com a oportunidade do primeiro emprego ou de uma recolocação no meio ocupacional, outros se encontram em meio a um outro dilema: Como trabalhar bem e continuar mantendo um bom nível de qualidade de vida? Se não ter um trabalho pode ser desesperador, não ter tempo para usufruir as conquistas obtidas através dele, também pode ser extremamente frustrante.

Em uma recente pesquisa acerca das prioridades de vida dos profissionais, descobriu-se que entre 36 e 45 anos de idade praticamente 70% dos executivos brasileiros estão completamente focados na carreira, ou seja, não estão preocupados com as suas necessidades pessoais, apenas 18% tem a preocupação de equilibrar vida pessoal e profissional. Já entre os mais velhos, entre 45 e 55 anos, o processo é diferente, a busca por uma vida mais equilibrada cresce para 25% e o interesse pela ascensão profissional cai para 62%. Certamente você pode estar pensando: “Lógico, os mais velhos já conquistaram tudo que ambicionavam.” Esse é um bom momento para realizar alguns questionamentos:
  • Será que só temos direito de desfrutar a vida após os 55 anos?
  • Será que se procurássemos ter vida própria em uma proporção mais equilibrada com a vida profissional, ao final não obteríamos as mesmas conquistas e sendo mais felizes?
  • O que é preciso efetivamente ser conquistado para se viver bem?
  • Até que ponto você quer ou até que ponto vale renunciar tudo pelo trabalho?
Existe uma piada no mundo corporativo sobre uma parceria entre um porco e uma galinha. “Esses dois personagens se encontraram em um happy hour e têm a idéia de montar um grande negócio: a produção de ovos com bacon. Alguns dias depois, na primeira reunião formal para detalhar o empreendimento, ambos continuam motivados com a idéia, mas o porco traz olheiras profundas. ‘Não consigo dormir há dias, pensando em como resolver o grande problema da sociedade’, diz ele. ‘É que você bota ovos, mas continua viva e eu, para produzir o bacon, tenho que morrer’.”

Muitos profissionais encaram a dedicação profissional com a mesma dramaticidade do porco, é preciso dar a própria vida pela empresa. Isso não é ser comprometido, é ser suicida ou no mínimo, em um curto espaço de tempo, uma pessoa muito mal humorada, depressiva e infeliz. Para trabalhar bem é preciso estar bem, em primeiro lugar, consigo mesmo.

Muitos teóricos afirmam que o trabalho pode trazer tanto ou mais prazer que a vida pessoal, isso não é verdade. O trabalho certamente traz realização, mas quem trabalha sabe que as pressões são grandes, que o reconhecimento nem sempre vem e que as empresas descartam as pessoas com muita facilidade. Justamente devido a isso é que não se deve apostar todas as fichas da vida no trabalho, é preciso outras vertentes de felicidade e realizações e cada um deve procurar as suas. Não podemos entrar na dança corporativa e acreditar que devemos ser medidos pelas horas do dia que passamos na empresa ou nos sacrificando por ela. A obrigação de um bom profissional é realizar as suas atividades com dedicação, ética e qualidade, sendo comprometido com trabalho e não escravo dele. Caso contrário a chance de virarmos bacon, será infinita.

Um comentário:

Moises Guedes disse...

eu comecei a trabalhar agora como officeboy em uma empresa,esse é meu primeiro emprego.Eu procuro fazer o meu trabalho honesto e certo,mas eu sempre fico esperando algum reconhecimento,mas também sei que agente não pode esperar pelas pessoas e sim cumprir com a sua obrigação,oque tiver que acontecer vai ser uma consequência do meu esforço. Meu nome é Moisés Guedes e tenho 17 anos.